Entenda na prática onde você vai verificar se a clÃnica que você quer atuar já aproveita ou não o benefÃcio da tributação "especial" para serviços hospitalares.
Primeiramente, vamos à tese.
Há determinados serviços que são equiparados a serviços hospitalares para fins legais. Exemplo: uma clÃnica que faz cirurgia e simples consulta. O faturamento que vier das cirurgias terá um benefÃcio tributário se a empresa estiver enquadrada no lucro presumido.
Nesse ponto, encontramos o nosso primeiro requisito: ser empresa enquadrada no lucro presumido.
No lucro presumido, a Receita Federal vai fingir que uma parte do faturamento que a empresa recebe é lucro. Em cima desse lucro ela vai aplicar a tributação do IRPJ e da CSLL. (se você não está entendendo nada, é porque perdeu o post sobre como calcular o lucro presumido, o post está linkado ao final deste artigo, corre lá e depois você volta para continuar a leitura. OK?)
Pois bem, continuando. A Receita Federal pega 32% do faturamento das clÃnicas médicas para aplicar a tributação, tanto para IRPJ quanto para CSLL. No entanto, quando o serviço é considerado hospitalar, a lei dá um benefÃcio especial: ela deixa pegar apenas 20% do faturamento para tributar (8% para IRPJ e 12% para CSLL).
Agora que você entendeu pelo menos a base, podemos partir para a parte mais prática.
Como que você vai saber se a clÃnica que você abordou/quer abordar já não aproveita esse benefÃcio? Pra isso você vai precisar:
Do Certificado Digital da empresa;
Acessa o ReceitaNetBX, que é o programa do governo que permite baixar os arquivos do SPED (Download do Programa ReceitanetBX - Windows — Receita Federal (www.gov.br))
No ReceitaNetBX, você baixa a ECF do perÃodo que quer analisar:
Abre o validador da ECF (Escrituração Contábil Fiscal - ECF — Receita Federal (www.gov.br))
Importa no Validador o arquivo que você baixou no ReceitaNetBX.
Ao abrir o arquivo, você vai em "Escrituração" >>> "Visualizar Dados da ECF":
Depois, abre o registro P200, P400, em ambos você verá algo assim:
Ali ocultei os valores por uma questão de evitar expor a empresa, mas se tiver valores declarados em "32%" e nenhum valor em "12%" e a clÃnica executa os serviços considerados hospitalares, quer dizer que a empresa NÃO está aproveitando a oportunidade tributária da equiparação e você pode ser o portador da boa notÃcia.
Boa recuperação de créditos a todos!
PS: Nunca esqueça de estudar a fundo uma tese antes de mexer na documentação contábil de uma empresa, ok? Sejam responsáveis com o seu cliente e não apresente nada menos que o melhor serviço.
Espero ter ajudado! Se tiver outros assuntos que você gostaria de ver por aqui é só deixar nos comentários ou enviar um chat. Até a próxima.