Muitas pessoas tem contato apenas com o programa da Receita Federal durante os meses de declarações de imposto de renda. No entanto, a Receita disponibiliza muitos serviços online, de fácil acesso ao cidadão.
Nesse post você vai aprender a:
Abrir o programa que a Receita Federal do Brasil utiliza para se comunicar com você e armazenar suas informações;
Aprender a localizar se você caiu na malha fina;
Aprender a analisar as informações que constam na malha.
Se você procura descobrir como responder aos questionamentos da Receita Federal, clique aqui.
A Receita Federal disponibiliza um site completo para que todos os contribuintes tenham livre acesso às informações. O revés é que tem que aprender a utilizá-lo, mas isso não será problema por aqui, pois sempre disponibilizamos um passo a passo para que qualquer um consiga manejá-lo.
Como abrir o programa da Receita Federal:
A Receita Federal armazena seu programa em um site, chamado "e-cac". Quando você abrir o e-cac, poderá logar em sua conta de diferentes maneiras, as mais práticas são através do certificado digital ou login e senha do gov.

Para acessar com certificado digital ou com o gov, é necessário clicar em "entrar com gov.br" e escolher uma das opções abaixo:

Dica super importante: os sites do governo funcionam melhor utilizando a aba anônima dos servidores de internet.
2. Agora é hora de verificar se você caiu na "malha fina" fiscal da Receita:
Dentro do ambiente "e-cac" o lugar mais importante de todos é o espaço para pesquisa, indicado um uma lupa, que fica no topo central da página:

Digite no campo de busca "imposto de renda" e clique em "meu imposto de renda".

Irá abrir uma nova aba no navegador da sua internet, mostrando as suas declarações e o status de cada uma:

3. Analisando as informações
Quando você tiver caído em malha fiscal, a declaração irá aparecer com o status "com pendências". Clique nesta declaração. Uma nova tela se abrirá, basta, então, clicar em "pendências de malha".

Ao clicar, a Receita Federal lhe fornecerá todos os motivos pela sua declaração ter caído em malha, dessa forma:

No exemplo acima, percebe-se que a Receita Federal mostra qual foi o ponto que ela analisou e verificou a divergência. No caso, trata-se dos valores declarados em previdência complementar. O contribuinte acima declarou que depositou R$ XXX na previdência, e a Receita Federal recebeu a informação da entidade previdenciária de que esse mesmo contribuinte tinha depositado R$ YYY.
Esta divergência de valores deve ser corrigida, então, revise bem as movimentações financeiras que você fez e informe à Receita se cometeu um erro ou se a quantia informada é a correta.
4. Conclusão
A Receita Federal nunca deixa de informar o contribuinte sobre o que aconteceu exatamente com sua declaração. Por isso, é importante saber utilizar o e-cac e achar as informações disponibilizadas.
Esse passo a passo lhe ajudou? Não deixe de curtir, deixar seu comentário ou enviar sua dúvida, caso não tenha encontrado a resposta que estava procurando.
Comments