Há, basicamente, 2 formas de contato com a Receita Federal:
Pessoalmente, em um dos postos de atendimento da RFB;
Online, por meio do Chat da Receita Federal do Brasil.
Eu, particularmente, prefiro muito mais conversar online com os servidores, pois a resposta costuma ser mais completa e objetiva sobre como resolver o problema que estou enfrentando.
Para acessar o Chat da RFB entre no e-Cac. Na sequência, digite "Chat" no campo de busca. Dessa forma:
Clique em "Serviços disponíveis via chat".
Escolha o tema sobre o qual você quer conversar. Após, escolha o subtema da conversa. Exemplo: Regularização de Impostos >> Regularizar Débitos Declarados em DCTF WEB.
Leia as orientações da Receita Federal e, ao final da página, clique em "Solicitar Atendimento".
Depois é só aguardar chegar a sua vez na fila de atendimento. É normal que demore muito, mas, em contrapartida, os servidores da Receita costumam atender muito bem as demandas dos contribuintes. PS: Você jamais pode entrar no perfil do cliente e dizer "eu sou advogado do fulano, quero atendimento". O atendimento via Chat é exclusivo para o titular do perfil que está solicitando a demanda.
Para você realizar perguntas sobre o seu cliente, peça para o contador cadastrar uma procuração no e-Cac para você. Ou, faça você mesmo a Procuração com as orientações que eu ensino no post "Como Cadastrar Procuração no e-Cac".
Espero ter ajudado!
Comments